Até
janeiro de 2013, 106 municípios em 19 Estados foram beneficiados com o
Cartão de Pagamento de Defesa Civil. O programa transferiu para os
governos estaduais e municipais mais de R$ 315 milhões para ações de
socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços
essenciais. Para os Estados, foram destinados R$ 256 milhões, o
equivalente a 81% do valor total, e os municípios receberam R$ 59
milhões, o que corresponde a 18,7 %.
O cartão foi criado em 2011, e seu uso é
permitido apenas em situações de emergência e estado de calamidade
pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec),
vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
O uso será exercido para
a aquisição de material e a contratação de serviços destinados a ações
de defesa civil. O cartão deve ser utilizado para aquisição de material e
contratação de serviços destinados a ações de defesa civil. As compras
parceladas, saque de dinheiro em espécie e uso no exterior são
proibidos.
Segundo o secretário Nacional de Defesa
Civil, Humberto Viana, a celeridade com que o recurso é repassado ao
Estado e ao município é um aspecto importante, além da transparência, já
que se pode obter acesso online às informações. “Podemos ver o que foi
comprado e quem comprou”, disse.
Municípios do Acre, de Alagoas, do
Amapá, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, do Maranhão,
de Minas Gerais, do Pará, do Paraná, da Paraíba, de Pernambuco, do
Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul,
de Santa Catarina e de Sergipe receberam recursos por meio do Cartão de
Pagamento de Defesa Civil.
Os Estados e os municípios devem nomear
um responsável pela administração dos recursos repassados pelo
Ministério da Integração Nacional. O responsável pela conta deverá
indicar um ou mais portadores do cartão para efetuar os pagamentos, que
devem ser servidores públicos ou ocupar cargo de secretário estadual ou
municipal.
Por ser um assunto de grande relevância
para os gestores municipais, o Cartão de Defesa Civil será tema de duas
oficinas específicas, desenvolvidas pelo Ministério da Integração
Nacional, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos, promovido
pela Presidência da República entre os dias 28 e 30 de janeiro. O
objetivo das oficinas é capacitar as prefeituras em relação aos
procedimentos de defesa civil.
UOL
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